CURSO DE EDUCAÇÃO SISTÊMICA

MONICA PASSARINHO & OLIVIA GOMES

01 A 03 DE MAIO

VOADOR

ATIBAIA, SÃO PAULO

UM CONVITE PARA RESSIGNIFICAR SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA

Faça parte desse belo movimento de reconexão com a natureza. Cada vez mais educadores, mães, pais, estudantes e profissionais – sensibilizados com o impacto e o futuro das gerações e o meio ambiente – buscam construir laços mais harmônicos com a natureza. Evoluir a troca entre a natureza interna e a externa, entre o individual e o coletivo e, assim, reconhecer-se como parte desse todo.

 

Essa é a nossa proposta para o curso Educação Sistêmica, de Monica Passarinho e Olivia Gomes, que ocorrerá aqui nas nossas asas de 01 a 03 de maio de 2020. Um curso que nasceu na Fazenda Toca (@tocaorganicos) e o Voador tem o prazer de receber. O encontro unirá saberes e sabores para promover experiências transformadoras que inspiram e constroem habilidades para uma nova relação com o meio natural e consigo mesmo, facilitando o processo de transformação de grupos e organizações. 

 

Serão três dias de imersão! Tudo isso tendo o Voador como palco, único hotel de barracas do Brasil localizado em uma unidade de conservação ambiental. E pertinho de São Paulo ;-)

Abordagem educativa

A abordagem educativa do curso é regenerar nossas relações por meio da conexão com a Natureza, juntamente com aprofundamento teórico, atividades práticas, vivenciais e processos coletivos.

 

Como potencializar e ampliar as suas formas de expressar a vida? Para responder a questões como essa, proporcionamos as experiências de aprendizagem considerando quatro princípios:

Nos inspiramos na natureza, nossa mestra

Consideramos o

indivíduo e os

processos de

forma integral

Aprendemos, ensinamos e compartilhamos

em trocas

Atuamos por meio de processos

co-criativos

CURRÍCULO

MULTIDIMENSIONAL

Nossas práticas de inspiram na diversidade do conhecimento que passa pela

Abordagem Integral de Ken Wilber, o Pensamento Sistêmico de Fritjof Capra, a Teoria U de Otto Scharmer, a Antroposofia de Rudolf Steiner, a Permacultura de Bill Mollison e David Holmgren e a Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch, entre outros saberes.

A QUEM SE DESTINA

O ENCONTRO

Todos engajados em práticas educativas de quaisquer natureza. Aos amantes das aprendizagens contínuas. Mães, pais, educadores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia, áreas ambientais e licenciatura de forma geral, gestores de projetos educacionais e socioambientais e todos aqueles interessados nos temas educação e transformação pessoal.

MONICA PASSARINHO

Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com foco em aprendizagens com a natureza e processos participativos. Contribuiu para o currículo de Green Studies da Green School em Bali, Indonésia, e para a concepção da Abordagem Educativa da Toca.

OLIVIA GOMES

Geógrafa pela UNESP, agrofloresteira com vasto repertório de horticultura, assentamentos com base de reforma agrária e larga escala. Aprende e atua segundo os princípios de Ernst Götsch, com quem trabalhou diretamente nas áreas da Fazenda da Toca. Desenvolve e realiza capacitação técnica para público diversificado: do agricultor ao empreendedor.

REGISTROS DA PRIMEIRA TURMA NO VOADOR =)

Edição ocorreu de 23 a 28 de agosto de 2019

SERVIÇOS INCLUSOS

O valor do pacote será divulgado em breve. Mas já adiantamos que todas as despesas estão inclusas:

 

  • Conteúdo do curso e oficinas

  • Hospedagem no Voador: nosso hotel de barracas, 100% equipadas com colchões, travesseiros, mantinhas e edredons para uma ótima noite de sono

  • Pensão completa: café da manhã, almoço, coffee break e jantar

  • Temos opção para família também. Ou seja, enquanto você participa do curso, a família brinca e se diverte com as atividades do hotel. Consulte opções!

Voador_logo_Branco.png

Monumento Natural Estadual da Pedra Grande

Estrada dos Pintos, 3.200 | CEP 12948-391

Acesso pela Rodovia Fernão Dias, saída 50

Atibaia, São Paulo

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle